Sonhas com tomates com mozarela e manjericão fresco ou com um delicioso pesto italiano? Com manjericão caseiro, a comida terá um sabor ainda melhor. O manjericão que compras, caem-lhe as folhas dentro de poucos dias? Vamos mostrar-te como cuidar do teu manjericão por um longo período.
O manjericão gosta de lugares quentes e ensolarados. Nos meses mais frios coloca-o numa janela ensolarada da cozinha. No verão, o manjericão também gosta de estar num local protegido na varanda. No entanto, verifica se o manjericão não está exposto ao sol direto, caso contrário, as folhas sensíveis podem queimar-se facilmente.
Conselho: se quiseres plantar várias ervas aromáticas ou legumes, coloca o manjericão com os tomateiros no mesma vaso. Tomate e manjericão têm necessidades semelhantes e portanto, toleram-se bem.
Plantar manjericão não é fácil, porque é muito sensível nos estágios iniciais. Coloca um pouco de substrato Kitchen Passion num pequeno recipiente e deposita as sementes no substrato. Certifica-te de não cobrir as sementes com o solo, pois elas vão precisar de luz para germinar.
O recipiente deve estar, na fase inicial, numa sala onde haja luz suficiente para as sementes e em que a temperatura esteja entre 16 e 20 graus. A cada poucos dias, verifica se o solo ainda está molhado e pulveriza as sementes com água, utilizando um pulverizador. Após cerca de uma semana, as primeiras plantas devem emergir.
Obviamente, se não quiseres semear manjericão, também podes comprar uma planta. Para que não dure apenas algumas semanas, considera o seguinte:
- Primeiro remove as folhas escuras e os rebentos retorcidos.
- Muitas vezes, em vasos, as sementes são plantadas muito próximas umas das outras e as plantas pequenas competem pelos nutrientes, para evitar isso, podes replantar ou dividir a planta.
- Para replantá-la, remove toda a planta de manjericão do vaso e separe-a delicadamente. Então podes plantá-la em vários vasos, onde crescerá melhor.
- Para dividi-las, separa várias plantas, selecionando as mais pequenas e as mais fracas para replantá-las num novo vaso.
- Frequentemente, o substrato para envasamento não é de alta qualidade e dificilmente contém nutrientes. Ao replantar, usa sempre um substrato de qualidade, como o Kitchen Passion.
Se a sua planta de manjericão crescer muito, podes cortar cuidadosamente os rebentos laterais individuais e colocá-los num copo com água. Após cerca de uma semana, as primeiras raízes já se estão a formar e já podes plantá-la no substrato. Já tens um novo companheiro de quarto!
O manjericão não gosta da terra seca. Verifica se a terra está sempre um pouco húmida. Molha apenas o substrato e não as folhas, para que os fungos não apareçam. Em dias quentes, especialmente no verão, o manjericão deve ser regado a cada um ou dois dias.
O manjericão precisa de muitos nutrientes. Certifica-te de adubá-lo o suficiente. Se fizeres isso com fertilizantes líquidos, coloca algum fertilizante na água uma vez por semana. Com varitas fertilizantes, uma aplicação é suficiente para toda a estação. Presta atenção às quantidades indicadas na embalagem para que a planta não receba muitos nutrientes de uma só vez. Recomendamos o fertilizante Kitchen Passion para o manjericão.
Para colher o manjericão, não se deve arrancar as folhas individualmente, mas sim cortar cuidadosamente a parte superior do caule. Usa uma tesoura ou uma faca para evitar rasgar a planta. No ponto de corte, novos pequenos rebentos podem surgir e o teu manjericão pode continuar a crescer.
Para colher o manjericão pelo maior tempo possível, evita a floração da planta. As flores podem ser muito bonitas, mas a planta não produzirá mais folhas, perdendo o seu aroma. A floração é evitada com o corte seletivo dos rebentos superiores.
Conselho: se colhes-te as folhas, é melhor usá-las diretamente para que não percam o sabor. Para grandes quantidades de manjericão, recomendamos fazer um pesto caseiro!