Gostas de comer verduras frescas? E se cultivasses os teus própios vegetais? Não é tão difícil como parece! Aqui vais descobrir do que necessitas para cultivares as tuas próprias verduras.

Não seria agradável sentares-te durante o verão na varanda e colheres as tuas próprias verduras para fazeres uma salada fresca? Não tens jardim? Não há problema: Em casa, também podes usar a varanda, o teu pequeno terraço ou simplesmente o parapeito da janela para as tuas plantas .Isto dará um aspeto elegante ao teu apartamento para além de poderes fazer a tua salada. Terás a tua própria colheita e pouparás a ida ao supermecado.Também evitarás os vasos que causam residuos desnecessários. E sejamos sinceros: As  verduras que tu próprio cultivas têm o dobro do sabor. Porque foste tu que as fizeste crescer. Verdade?

Passo 1: Que local deves escolher para as tuas verduras?

Primeiro verifica os espaço que tens disponivel: Em que lugar vais por as plantas, onde podem receber suficiente luz? Ficaram por baixo do sol ardente? Pensa onde poderão crescer as tuas plantas e logo decide quais os vegetais que gostarias de cultivar.

Passo 2: Deves comprar as sementes ou plantá-las?

Se estiveres a começar a tua carreira na jardinagem, compra plantas preparadas em vasos para iniciares. Podes colocá-las diretamente na varanda e não esperarás muito tempo pela colheita.

Se estiveres à procura de um desafio, compra sementes e observa como crescem as plantas jovens depois da sementeira. Muitas verduras podem-se semear a partir de Março, quando o sol volta a brilhar mais. A partir de Maio, as plantas de sementeira podem transplantar-se para a varanda, num vaso maior e em julho, poderás fazer a colheita.

Passo 3: Qual o substrato adequado para cultivar horticolas?

Não importa se escolhes plantas ou sementes, necessitas de um substrato especial para cultivar as horticolas. As verduras necessitam de muitos nutrientes em comparação com outras plantas, portanto uma terra vulgar, não é suficiente para um crescimento saudável. Desta forma, escolhe um substrato especial de vegetais como o Kitchen Passion. Está dotado de nutrientes e ajuda as plantas desde o inicio a desenvolverem um crescimento saudável.

Kitchen Passion Substrato

para frutas e vegetales

Passo 4: Que vegetais deves escolher?

Todas as plantas, tal como nós humanos, têm necessidades diferentes. Se estás a começar o teu próprio cultivo de vegetais, não deves arriscar inicilamente com um sofisticado abacate, mas sim começar com os clássicos. Como por exemplo, tomate, alface, rabanete.

Um clássico: O tomate.

Gostas na salada, às rodelas ou fatiado? 😊. Tem em conta o seguinte, se desejas colher rápidamente tomate em casa:

  • Não só os saborosos tomates cherry, mas como também os tomates maiores para salada ou para acompanhar carnes, tem sempre espaço num vaso, numa varanda ou no terraço.
  • Os tomates necessitam de água de uma forma continua, para um crescimento saudável. Demasiada água faz com que se rasgue a pele, ficando suscetivel a enfermidades fúngicas e bacterianas e muito pouca humidade provoca uma má colheita. Sendo assim, assegura-te de não regar demasiado, nem provocar stress por seca. Será melhor escolher um lugar protegido, mas com bastante sol.
  • Para prevenir enfermidades causadas por fungos: Nunca vertas água sobre as folhas dos tomates, mas sempre diretamente no substrato!

Da varanda rápidamente para a mesa:

  • As folhas de alface gostam de  sol, mas também dão-se bem com a sombra. Desenvolvem-se especialmente a meados do verão com radiação solar média, mas também numa varanda com exposição a Este ou Oeste.
  • A alface necesita de um solo constantemente húmido, mas não vertas água sobre as folhas, mas sim diretamente no solo.
  • Pode-se colher de maio a outubro: periodo adequado para se jantar uma deliciosa salada da nossa própria colheita.

Estupendo e picante: o rabanete

De uma maneira geral, abrem a temporada na horta, porque podem semear-se precocemente e podem colher-se rápidamente debido ao seu rápido de crescimento.

  • Os rabanetes dão-se bem com a sombra parcial; não é necessário um lugar com luz intensa.
  • As deliciosas hortícolas de raíz, necessitam de um solo constantemente húmido. Mas cuidado: não regues demasiado, caso contrário vais provocar o encharcamento.
  • No verão, podes colher os rabanetes, apenas três a quatro semanas após a sementeira. A melhor maneira de os comer são frescos, mas podes conservá-los num pano húmido na geladeira durante alguns dias.

Conselho: Faz com que cuidar das tuas verduras seja uma rotina matinal, assim podes começar fácilmente o dia com a consciência tranquila, e rápidamente terás a tua colheita.

Passo 5: Que nutrientes necessita a tua planta?

Para além de um bom substrato e da quantidade correta de água, os nutrientes são essenciais para as tuas plantas. Especialmente nestes tipos de vegetais, existem os chamados comedores débeis, medianos, e exigentes que necessitam de diferentes quantidades de nutrientes.

  • Os mais debéis incluem a maioria das ervas aromáticas, assim como as ervilhas, os rabanetes: podem crescer com poucos nutrientes.
  • Um pouco mais de “alimento” é o que necessitam os comedores médios como morangos, couves e cenouras.
  • Exigentes são os tomates, pepinos, aboborinhas e repolhos.

Como alimento para as tuas hortícolas, recomendamos a gama de fertilizantes, Kitchen Passion. Podes usar as varitas fertilizante, que simplesmente se enterram no substrato, regando-se brevemente. Também podes exprimentar o fertilizante liquido Kitchen Passion diretamente na água de rega e, portanto, alimento e bebida num só passo. Caso contrário, e se quiseres um efeito duradouro, os grânulos de fertilizante são mais adequados.

Seja qual for o adubo que escolhas, com uma nutrição adequada, os teus vegetais serão particularmente aromáticos. Já sentes água na boca?

Mais publicações

Fertiliza adequadamente

Transplante passo a passo

Cultivo de catos e suculentas