Se cuidares bem das tuas plantas, elas continuaram a crescer e rápidamentee vão precisar de um novo lugar. Como trasnplantar as tuas plantas ? Vais saber aqui!

Ao longo do tempo as plantas crescem e rápidamente ficam demasiado apertadas no vaso. Além disso, o solo perde nutrientes, podendo a planta ficar debilitada. Portanto, deve ser transplantada para um vaso maior. Mas como reconheces o momento adequado?

Se o vaso onde a planta se encontra estiver completamente cheio de raízes, o sistema radicular não poderá desenvolver-se mais e o crescimento ficará inibido. A pressão da raíz faz com que algumas plantas saiam do vaso .Importante:As plantas recém compradas costumam estar em vasos demasiado pequenos. Dá-lhes mais espaço para que cresçam bem no futuro . Transplantar previne o crescimento unilateral.

Conselho: Retira a planta regularmente do vaso e verifica o tamanho do conjunto das raizes . Se a relação entre as raizes e o vaso não for equilibrada , transplanta-a.

Um vaso novo para as tuas plantas:

É claro, que não é suficiente pôr simplesmente a planta num vaso novo. O momento e a selecção do recipiente são factores importantes para um transplante adequado:

  • O tamaño do novo vaso deve ter mais de 3 cm entre a borda e o tufo das raizes, do que o vaso anterior. Isto assegura a necessária margem de crescimento.
  • Ao mesmo tempo, assegura-te que o novo vaso não seja demasiado grande, caso contrário a planta ficará demasiado a ocupada a desenvolver as raízes e com pouca energia disponivel para a formação de flores e folhas.
  • Dependendo do crescimento da planta, recomenda-se a transplantção a cada 3 anos. Em geral, podes transplantar durante todo o ano, mas especialmente no inicio da fase de crescimento entre fevereiro e abril.
  • Antes de transplantar, verifica se as plantas têm pragas, como o piolhos , ácaros e elimina-as se necessário.

Conselho: antes de voltares a plantar, espera que o solo fique um pouco mais seco. Isto faz com que seja mais fácil retirar a planta antiga do vaso.

Trasplantar paso a paso

  1. 1.

    1. PREPARE UM NOVO POT

    Cobre o fundo do novo recipiente com gravilha o restos de madeira para evitar que a terra se infiltre através do orificio de arejamento. Assim evitas inundações e a podridão da raíz. De seguida põe um pouco substrato no fundo.

  2. 2.

    2. REMOVA A PLANTA DO VELHO POTE

    Retira com cuidado a planta do vaso antigo e sacode o substrato antigo do aglomerado de raízes.

  3. 3.

    3. COLOQUE A PLANTA NO NOVO POTE

    Coloca com cuidado a nova planta no novo vaso e assegura-te que esteja centrada. Assim tem suficiente espaço para crescer para todos os lados.

  4. 4.

    4. ENCHENDO TERRA FRESCA NO POTE

    Enche o recipiente com substrato de qualidade. Assegura-te que a terra esteja adaptada às necessidades das tuas plantas, já que por exemplo os catos necessitam de um solo diferete dos tomates .

  5. 5.

    5. PLANTA DE ÁGUA EXTENSA

    Coloca o substrato até uns 2 cms por baixo da borda, para deixar algum espaço para regar. De seguida rega a tua planta abundantemente. Os substratos UNDERGREEN já têm um fertilizante iniciador, assim sendo, nas semanas seguintes só terás de regar a planta.

Mais publicações

Cultivo de catos e suculentas

Fertiliza adequadamente

Cultiva as tuas próprias verduras fácilmente