Os amantes dos catos têm sorte: As suas plantas favoritas têm um programa de crescimento simples. Mas há alguns conselhos que devem considerar
Enquanto algumas plantas gostam de água de uma forma regular. Os catos e as suculentas contentam-se com luz regular e calor: As suculentas gostam de um lugar luminoso e quente. Estas carnudas plantas, são perfeitas para ti, caso não possas cuidar das tuas plantas todos os dias. Crescem muito lentamente e só tens de as transplantar a cada cinco anos.
As suculentas são muito diversas e vivem em muitas formas e cores diferentes. Os tipos mais conhecidos de suculentas são o aloé vera e o cato. Por vezes os catos são considerados um grupo separado de plantas, porque diferem muito dos seus parentes devido aos seus espinhos. Mas todos têm em comum, que graças às suas folhas grossas, podem armazenar uma grande quantidade de água. E portanto armazená-la durante muito tempo sem absorver água do solo, como se estivessem na sua terra natal, o deserto.
Mas todos os catos, as suculentas e os seus familiares, só se sentem bem nos deserto. Com certeza que se vão sentir bem em tua casa. Aqui podes aprender mais sobre a tua mini-paisagem desértica.
As suculentas e os catos adoram: Um lugar ao sol
As suculentas encontram-se geralmente nas terras altas do México ou nos semi-desertos de Sudáfrica. Por vezes nas regiões secas e quentes do mundo, os catos e as suculentas, carecem de água, mas nunca falta luz solar. Portanto, a maioria das espécies preferem um lugar quente e com muita luz, na tua casa.
Conselho: Dá-se geralmente bem com a luz do parapeito da janela. Como o crescimemto das plantas depende da luz, é importante rodar o vazo regularmente. Desta maneira as tuas suculentas cresceram muito bem e uniformemente.
No verão todas as suculentas e catos disfrutam um poco do ar fresco na varanda e terraço. Especialmente durante a floração as espécies suculentas, com diminuição noturna da temperatura sofrem um efeito estimulante sobre a abundância de flores . Mas isso também tem as suas limitações: Se as temperaturas reduzem abaixo dos 15 graus centígrados durante o dia, deves colocar as plantas no interior da habitação.
Um solo adequado e alimento para as plantas pouco exigentes
As suculentas e os catos crescem muito lentamente, portanto não deves colocá-los num vaso com substrato normal, nem fertilizá-los com um fertilizante universal. Se o fizeres, conduz a um crescimento excessivo e pouco saudável, notando-se principalmente na queda de folhas. Tal como as bossas dos camelos 😊, não se enchem o suficiente com água e acabam por murchar.
Para contrariar esta situação, a terra deve ser especifica para catos. O substrato especial para catos, como o Cactus Love de UNDERGREEN, adapta-se às necessidades das plantas graças ao adequado conteúdo em areia. Assim as tuas suculentes sentem-se em casa!
A comida também deve ser especifica para os catos e adaptar-se ás necessidades das plantas do deserto. O fertilizante Cactus Love incorpora-se na água de rega e podes alimentar as tuas plantas. Graças aos seus nutrientes, a tua planta sente-se bem e durante muito tempo.
Conselho: Fertiliza as tuas suculentas e catos de março a outubro aproximadamente a cada duas semanas.
Apenas um pequeno trago: As suculentas e os catos não bebem muito.
Falando de água : É um erro dizer que não se tem de regar as suculentas e especialmente os catos. De fato estas plantas espinhosas e por vezes ponteagudas, devem ter um programa de rega especialmente desenhado:
- Rega os catos e suculentas a cada quatro, seis semanas. A frequência varia segundo o tamanho da planta.
- Quando o solo estiver completamente seco, dá às tuas plantas um boa quantidade de água até que o solo fique empapado.
- Deve-se evitar o encharcamento! Portanto verifica umas horas depois da rega, para ver se se acumulou água no prato do vaso e elimina-a se necessário.
Conselho: Pode-se evitar a acumulação de água, especialmente se o vaso tiver alguns orificios para drenagem. Uma cápa adicional de fragmentos de cerâmica ou pedras no fundo vaso mantendo as rízes mais longe da água.
As suculentas têm uma durabilidade comparativa superior, mas não são eternas. Se não podes cuidar das tuas companheiras durante muito tempo devido a uma viagem de férias: Não há problema! Muitas espécies suculentas têm depósitos de água nas suas folhas carnosas, com os quais sobrevivem fácilmente, inclusivé durante periodos prolongados de seca.
Durante o periodo de descanso de inverno, podes reduzir ainda mais o programa de adubação e rega. Durante este tempo recomenda-se uma temperatura ambiente mais baixa para as plantas.