Catos

O meu nome é Carlos Catos

Claro que, os catos não devem faltar na tua Urban Jungle. Mesmo que no inicio pareçam um pouco mesquinhos com as suas espinhas dorsais, são companheiros de quarto muito tranquilos e sentem-se muito cómodos em todas as divisões da habitação. Ainda por cima eles gostam de ter companhia e ficam contentes se estão com muitos amigos catos.

  • Suporte
  • Água
  • Alimentos
  • Luz

Os catos são provenientes da  América Central e do Sul, e são considerados indestrutíveis.  Embora um cato seja geralmente um companheiro de quarto que necesita de pouca manutenção, ele fica mais feliz quando tratas dele. Os catos têm um metabolismo lento e portanto sem dares conta, morrem lentamente. Para salvares os teus catos de este destino, seguem alguns conselhos.

A melhor localização para o teu cato

Os catos gostam de lugares quentes e luminosos entre 20 e 35 graus. É claro que se quiseres obter uma autêntica selva de catos e otros companheiros de quarto, nem todos podem estar com luz direta. Separa os diferentes tipos de catos, seguindo esta norma: Quanto mais escura é a cor da planta, mais escuro pode ser o lugar e quanto mais clara, mais sol tolera.

Conselho: tenta rodar os catos, após umas semanas. crescem sempre na direção da luz, com o tempo vão- se inclinando no vaso e até poderão chegar a sair.

Se a temperatura exterior for superior a 10 graus, também podes por o cato na varanda. Assegura-te com a certeza que está protegido da chuva; ele não gosta nada.

Plantar e transplantar o teu cato

Como os catos crescem no deserto, necessitam de um habitat adaptado. Não os ponhas num substrato normal, mas sim num especial para catos, como o nosso Cactus Love. Se tratares do teu cato, rápidamente ficará demasiado grande para o vaso e deverá ser transplantado. Como os catos gostam de picar, podes usar umas pinças de cozinha ou usar uma capa grossa de papel e jornal para os catos maiores. Podes encontrar instruções detalhadas para transplantares os teus catos aqui.

Conselho: Deves transplantar os teus catos a cada três ou quatro anos para que cresçam o melhor possivel.

Regar corretamente os teus catos

Os catos geralmente podem viver sem água durante muito tempo, porque armazenam água nas suas folhas durante semananas. Portanto, tenta regar poucas vezes e assegura-te que não exista demasiada água no fundo do vaso
Quando regares os teus catos, eles vão demorar um longo tempo a absorver a água. Depois de armazenarem tudo nas suas folhas grossas, podem esperar pela nova rega, até o solo estar completamente seco.

  • Verão: regar a cada 1-2 semanas.
  • Primavera e outono: regar a cada 4 semanas.
  • Inverno: regar cada a 6-8 semanas.
Aduba corretamente os teus catos

Diferente às outras plantas, os catos crescem muito lentamente. Se os alimentares com um fertilizante universal, cresceram rápidamente, mas de uma forma pouco saudável e morrerá precocemente. Escolhe um adubo especial, como o nosso , fertilizante Cactus Love, que dará nutrientes à planta de uma forma mais lenta, assegurando um crescimento saudável. Fertiliza os teus catos a cada três semanas, de maio a agosto.

Oa teus catos no inverno

No inverno o cato pára o crescimento e portanto, necessita de menos cuidados. Nesta fase de descanso, o cato reúne todas as suas energías para desfrutar no verão, com as suas esplendoras flores. Para que o cato possa conseguir a sua merecida hibernação, deves ter cuidado em não o colocar junto de nenhum aquecedor e se possivel colocar uma capa isolante de madeira. por baixo do vaso. Desta forma não perde  a humidade de uma forma rápida, e poderá ter um verdadeiro descanço sem necessidade de rega.

Publicações relacionadas

Cultivo de catos e suculentas

Fertiliza adequadamente

Transplante passo a passo